-
Arquitetos: blaq arquitectos
- Área: 140 m²
-
Fotografias:Teresa Fischer
-
Fabricantes: Fanaloza, Imperial, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa no Lago está localizada no sul do Chile, no Lago Ranco, a 950 km da região metropolitana. Situada às margens do lago, o clima do entorno é temperado no verão e úmido e chuvoso no inverno, com temperaturas que chegam a 4°C. Concebida como um segundo lar para uma jovem família de Santiago, a casa deveria servir como refúgio e espaço de descanso tanto no verão quanto no inverno.
O programa se configura em um único pavimento, com uma planta retangular e corredor central, priorizando as vistas do lago a leste para os quartos e os espaços comunitários a nordeste, buscando a luz solar no inverno. Foi proposta uma plataforma elevada do chão sobre pilaretes, assim como um terraço para conectar os quartos, promovendo reuniões familiares e convivência ao ar livre. Assim, o desenho gera espaços intermediários entre o interior e o exterior com superfícies cobertas através da projeção do telhado de uma só água e beirais para proteger do sol do verão e da chuva direta. Esta grande plataforma de terraço está visualmente relacionada ao telhado, como 2 planos horizontais que configuram o espaço interno. O volume é conceitualmente simples e austero, sem pretensões arquitetônicas, permitindo uma construção controlada e eficaz para este local remoto. Seguindo as tradições de construção da região, a casa foi estruturada e revestida inteiramente em madeira de pinho local.
O projeto busca intervir o mínimo possível no terreno, pousando a casa em apoios pontuais para não gerar grandes movimentos de terra e não alterar o ambiente natural. Ela se implanta respeitosamente entre as árvores, sem removê-las, adaptando sua posição e misturando-se a elas, tentando gerar menos impacto visual no terreno.